Arquivos
Busca
Cadastro

Carreira
Chat
Contato

Discografia
Discussão

Galeria
Links

Menu
Shows
Visitas

Guilherme Arantes
Site do Músico

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Divulgação

Piano Solos - parte gráfica do relançamento que aconteceu na quarta-feira, 9/11/2012, na Livraria Cultura de São Paulo), em noite de autógrafos. O CD tem distribuição da Tratore/Fonomatic - link para venda.

 
Carlos Freitas, engenheiro de masterização do estúdio Classic Master com Guilherme Arantes e os tapes originais

Arantes relança o instrumental New Classical Piano Solos
Pot-pourri com as músicas brasileiras ficaram de fora da reedição pelo Coaxo do Sapo

Lançado no ano 2000 com distribuição da Sony Music, o disco instrumental New Classical Piano Solos foi remasterizado do analógico para digital no estúdio Classic Master, em São Paulo. Arantes pretende fazer o relançamento nos formatos vinil, CD e DVD, com faixas bônus das apresentações em vídeo da Juilliard Scholl, de Nova York. - "Vou relançar esse trabalho histórico da maneira que merece, ou seja, nas melhores lojas do mundo, made-in-England. Tenho a filmagem em Beta do "Steinway Hall", diz o músico ao Fanzine Lance Legal.

Perguntado pelo Fã-Clube GA Registro se pretende incluir músicas extras na reedição do disco, o músico informou que não, e que enfrentou problema com a liberação de direitos para a faixa "Pot-Pourri da Sala do Papai" que trazia, na primeira versão, as músicas A Saudade Mata a Gente (Antonio Almeida/João de Barro), Caco Velho (Ary Barroso), Águas de Março (Tom Jobim), Carinhoso (PIxinguinha) e No Rancho Fundo (Lamartine Babo/Ary Barroso) e relata o fato.

Guilherme Arantes - Não houve interesse das editoras (Mangione, Vitale e Jobim Music). Sequer responderam à minha solicitação. Queria pagar e liberar. Não pedi nada de favor. Então o Pot-Pourri ficou de fora da reedição do Coaxo do Sapo. Da outra vez tive que pagar pra detentores de direitos R$ 2.000,00 pra cada um. Um escândalo! É por isso que o mercado acabou. Os autores e editoras são parte do fracasso geral. Não precisava, a rigor, dos velhos temas - alheios a este trabalho. O disco é instrumental de temas meus. O Pot-pourri foi pra agradar meu pai, antes dele falecer. Mas era um "alienígina" no contexto new age do álbum. Ficou melhor assim. Quem quiser o Pot-pourri tem a internet, onde os autores nada podem fazer, nem pra cobrar e nem pra impedir.

Temas belíssimos como Irish Coffee, Magnos e Xiva Nataraja foram criados por Guilherme Arantes ao longo da carreira e quando aconteceu a oportunidade do lançamento de um disco totalmente instrumental, não teve muita repercussão em 2000, pelo pouco espaço dedicado pela mídia à música instrumental.

Guilherme Arantes - Tive que me conformar em ver o New Classical Piano Solos na prateleira de cantores românticos, junto com Amado Batista, Odair José, José Augusto, Biafra e Peninha na Virgin Records Store, do Times Square em Nova York!. E aqui no Brasil, era pra fazer o programa Jô Soares 11h30 mas fui preterido pela produtora Anne Porlan, pra ceder lugar a uma entrevista do Alexandre Frota, que lançava um filme pornográfico com a Rita Cadillac. Acharam que o Guilherme Arantes tocando no piano do Wladimir Horowitz, no Steinway Hall, 60 anos depois de Guiomar Novaes tocar ali, não era pauta para o Jô. Nunca mais um brasileiro havia tocado no Steinway Hall.


Guilherme Arantes: emoção em Nova York

Emoção e talento marcaram o lançamento do CD New Classical Piano Solos, de Guilherme Arantes, em um recital no Steinway Hall, Nova York, dia 18/07/2000. Ele apresentou-se para uma platéia de 150 convidados, acompanhado por uma orquestra de câmara contendo músicos da Juilliard Scholl. 

 

Steinway Hall  (NY julho/2000)

O Steinway Hall é um dos mais famosos e prestigiados centros de pianistas do mundo. No início de 2000, o artista tinha submetido o trabalho à apreciação da Steinway & Sons e foi convidado para fazer parte da galeria Steinway Artist, um seleto grupo de pianistas avaliados pela tradicional fábrica de pianos.


Steinway Hall  (NY julho/2000)
Guilherme Arantes e a filha Marietta - vocal em "Irish Coffee". 

Apenas 900 músicos, no mundo inteiro, possuem o título de Steiwnay Artist, entre os quais alguns dos maiores nomes da música erudita e popular universal, como Cole Porter, Chick Corea e Duke Ellington.


Steinway Hall  (NY julho/2000)

Guilherme Arantes é apaixonado por Nova York, só em julho/2000 foram quatro apresentações, lançando esta nova etapa na carreira, a de pianista. O CD New Classical Piano Solos visa o mercado internacional e foi muito bem recebido pela Steinway.


Guilherme Arantes em Nova York
Arantes no Central Park.


Guilherme Arantes em Nova York
Passeando pela cidade.

 

New Classical Piano Solos

New Classical Piano Solos

Gravado no antigo estúdio e sêlo do artista - "Verde Vertente Áudio & Vídeo" - o projeto de um disco totalmente instrumental de Guilherme Arantes se tornou realidade no ano 2000, com a distribuição da Sony Music/Columbia. Guilherme trabalhou no projeto por 7 anos, mas alguns temas são composições guardadas no fundo do baú, que o compositor mostrava em shows ao vivo em São Paulo, no início de sua carreira, mas que nunca foram gravados. Homenagens quando do nascimento das filhas, por exemplo, se transformaram em músicas amadurecidas num belo trabalho e com excelente nível de gravação. O CD New Classical Piano Solos foi lançado em 8 países: Brasil, EUA, Japão, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal e Inglaterra. O show de lançamento do disco e posse do artista como membro Steinway Artist aconteceu na Steinway Hall, em 18/07/2000, às 19h, com a participação de músicos da Juilliard Scholl - Escola de Artes do Lincoln Center, NY. O artista também esteve presente no show "Brasil Fest" em 27/08/2000, na Concha Acústica do Lincoln Center, juntamente com membros da Juilliard Scholl e o convidado Emilio Santiago. Este evento é produzido anualmente pelo jornalista e compositor Nelson Motta. 


Conheça o site da Steinway & Sons

Guilherme Arantes é nomeado Steinway Artist

Guilherme Arantes foi nomeado como Steinway Artist, pela mais conceituada fundação voltada para o cultivo da arte pianística do mundo, a Steinway & Sons, New York. Entre os privilegiados pianistas que integram o Roster of Steinway Artists, há vários brasileiros que são reconhecidos por seus trabalhos como sendo pertencentes à nata da música mundial, tais como:Yara Bernette, Marcelo Bratke, Arnaldo Cohen, José Feghali, Nelson Freire, Eliane Elias, João Carlos Martins, Jocy de Oliveira, Christina Ortiz, Caio Pagano, Roberto Szidon e Amaral Vieira. Entre os internacionais, alguns dos mais conhecidos são: Harry Connick Jr., Van Cliburn, Herbie Hancock, Keith Jarrett, Billy Joel, Alicia de Larrocha, Michel Legrand, Evgeny Kissin, Ahmad Jamal, David Ianni, Robert Palmer, Ivo Pogorelich, Maurizio Pollini, Lalo Schifrin, Nina Simone, George Winston. Também os imortais: Vladimir Horowitz, Claudio Arrau, Geza Anda, Alexander Brailowsky, Hector Berlioz, Alfred Cortot, George Gershwin, Charles Gounod, Franz Liszt, Gustav Mahler, Olivier Messiaen, Guiomar Novaes, Ignace Jan Paderewski, Cole Porter, Sergei Prokofiev, Sergei Rachmaninoff, Arthur Rubinstein, Igor Stravinsky, Arturo Toscanini, Richard Wagner, Duke Ellington, Irving Berlin, entre outros, que também são membros dessa galeria extraordinária que faz da marca Steinway & Sons a mais prestigiada do mundo. Guilherme Arantes (que é proprietário de um piano da marca), tomou posse num show apresentado para um grupo seleto de convidados da Steinway & Sons, onde assinou o livro de admissão.

 

 

Reportagem "Emoção em Nova York:Lígia Canjani & Arnaldo Duran
Fotos: J.C.Volotão
Apoio: Silvio Atanes

Entrevista ao Fanzine Lance Legal
Fotos do estúdio Classic Master: Carlos Freitas
 

 


     
[Menu]  [E-mail/FC]